domingo, 16 de maio de 2010

MULHERES TÊM MAIOR NOÇÃO DE ESPAÇO DO QUE OS HOMENS.

Matéria publicada na Folha de S.Paulo de 11/05/2010 apresenta resultado de uma pesquisa em que fica demonstrado que mulheres têm maior noção de espaço do que os homens, posto que na hora de encontrar o caminho certo, elas se saem muito melhor do que os homens. Será verdade? Olha que, como homem, interessei-me pelo assunto, principalmente por reconhecer, de imediato, certo sentido na matéria. Sei que em muitos - e são mesmo muitos - assuntos e aspectos de nossas vidas, vejo maior percepção e maior clareza nas ações e nas reações de mulheres, quando as comparo com as dos homens, as minhas, inclusive. Mas, vamos ao conteúdo da notícia veiculada pelo jornal.

Que GPS que nada! Se antes as mulheres carregavam a imagem de ter menor noção de espaço e senso de direção do que os homens, agora a ciência veio provar o contrário.
Um estudo realizado pela Universidade do México mostrou que as mulheres são mais rápidas do que os homens, quando o assunto é localização. Para chegar a esta conclusão, os cientistas observaram um grupo de 1000 pessoas, 500 homens e 500 mulheres, que receberam como tarefa, a simples missão de achar a saída de um labirinto de espelhos em um parque. Cada participante tinha atrelado a si um GPS e um medidor de batimentos cardíacos. Tantos os rapazes quanto as garotas tinham o mesmo tempo, 5 minutos, para acharem a saída. Depois de testar os 1000 participantes, os médicos constataram que em média, as mulheres encontraram a saída do local 4 minutos antes dos homens e, apenas 30% delas recorreram ao GPS para se localizar na casa de espelhos. Segundo os especialistas, os resultados comprovam que as mulheres desenvolvem uma intuição melhor que a apresentada pelos homens e isso contribui para a melhor percepção de espaço delas. Como a intuição dos homens é menor, eles acabam demorando mais para encontrar a solução de problemas não só nos casos de localização do espaço físico, mas em outras situações do cotidiano.

Nenhum comentário: