sexta-feira, 10 de agosto de 2007

AGOSTO:GOSTO, DESGOSTO, A CONTRAGOSTO...!

Estamos em agosto. Para muitos o mês do desgosto, o mês do azar, dos desastres e das tragédias. É o mês de morte, mês do medo. Que coisa! Vivemos em um país com predomínio do misticismo, da magia e do sincretismo religioso. Na “nave dos relativos”, não parece haver espaço para o absoluto de Deus. Atribuir simples e ilusoriamente ao mês de agosto um conjunto de fenômenos naturais ou não, é pensar de forma mística e supersticiosa, é fazer recair sobre o espaço e o tempo, isolada ou conjuntamente, poder a algo que, por si só, não faz sentido. Enquanto isso vejamos algumas curiosidades sobre acontecimentos em agosto:
- o início da 1ª Guerra Mundial, dia 01, ano de 1914.
- os lançamentos das bombas atômicas sobre o Japão (04 – Hiroshima e 06 – Nagazaki, ano de 1945).
- a morte por suicídio de Getúlio Vargas, dia 24, ano de 1954.
- a finalização da construção do muro de Berlim, dia 13, ano de 1961;
- o trágico acidente que matou Juscelino Kubitschek, dia 22, ano de 1976.
- o trágico acidente que matou Lady Diana, dia 31, ano de 1997.
- o atentado terrorista mata o diplomata Sérgio Vieira, dia 19,ano de 2003.
- o acidente trágico causa explosão na base de lançamento de satélites em Alcântara (MA), matando 21 pessoas, dia 22, ano de 2003.
Vivemos em um país de múltiplos contrastes: é o que possui – nominalmente - o maior contingente de católicos, mas também é onde mais cresce o número de evangélicos, sendo, também, o mais espírita dos países, e no geral, o mais místico....Ufa! Para alguns estudiosos do agosto (como mês do desgosto), a culpa parece ser dos colonizadores portugueses. Explicando: as mulheres portuguesas nunca casavam em agosto, época em que os navios zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Daí a má fama do mês.À gosto ou contragosto, durma-se com gosto, ou desgosto, em agosto.