segunda-feira, 16 de abril de 2007

Cruz ou Espada? Entre a lógica da finita dimensão humana e a infinitude de Deus há um vasto campo de idéias que ora se unem ora se contrapõem!

Tenho pensado sobre algumas questões que suscitam dúvidas e que nos fazem permanecer em constante estado de perplexidade. Às vezes é difícil não fazer um paralelo entre a lógica das coisas do homem e a lógica de Deus. Como economista, consultor organizacional em planejamento, estratégias e gestão, e, desde 2005, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, aprendi e tenho ensinado nos últimos 20 anos que a lógica pela sobrevivência do homem passa pelas questões derivadas das posições darwinistas. São elas que asseguram sobrevida aos mais aptos, porquanto nas contendas do dia-a-dia somente saem vencedores os aguerridos, destemidos e implacáveis defensores do individualismo, do "eu" zinho, enfim, não podendo contar ou esperar pelos outros, devo assumir uma posição de confronto e ousadia.Afinal, cada um somente pensa em si mesmo, e salve-se quem poder. Na esfera do capitalismo sobrevivem os que aceitam e compartilham da lógica da acumulação e do lucro que deve ser gerado para que os "empreendedores" possam crescer e no mercado permanecerem. As pessoas estão sempre discutindo sobre méritos, sobre valorização pessoal e profissional. E somente estamos dispostos a fazer algo por alguém se houver merecimento. É preciso valer a pena, não é mesmo? Ou então, dito de outra forma: qual a vantagem que terei por fazer tal coisa? Não é isto - em essência - o que se defende hoje em no mundo das idéias capitalistas ? Além destas questões que sobressaem, outras mais precisam ser discutidas. E o que dizer da violência, da favelização das cidades brasileiras, dos escândalos que atingem não mais apenas os do Executivo, mas do Legislativo e até do Judiciário? Há 14 anos atrás, fui sacudido por uma outra lógica que teve um efeito devastador sobre minha vida: o entendimento de que Deus lança sobre nós a Sua Graça: o favor imerecido. Ao conhecer a realidade espiritual que simplesmente ignorava, algo aconteceu em minha vida. Continuei professor, economista e consultor. Continuei a viver em um mundo que segue a lógica capitalista da concorrência e do individualismo. Mas, aos poucos, não somente as leituras bíblicas, os estudos teológicos, mas acima de tudo, a intimidade e a compreensão das "coisas de Deus" levaram-me -literalmente - a uma nova e fascinante realidade. Os anos se passaram e de estudioso em Teologia, tornei-me pastor de uma igreja evangélica, na realidade co-pastor. Mas hoje, ou melhor, desde 28 de maio de 2006 sou pastor titular da Comunidade Graça e Paz Internacional, que tem atuado em um pequeno salão na Avenida 7 de Setembro nº 1805, em Porto Velho, quase em frente da Livraria Rondônia para Cristo. É, então, com o propósito de estabelecer - em princípio, pelo menos semanalmente - reflexões sobre os conflitos existenciais que nos cercam, daí o título CRUZ OU ESPADA ?, que estou aqui, apresentando-me. Que tipo de mensagens pode - se esperar deste blog? Reflexões que confrontam a posição do economista versus a do pastor, a do homem que quer ter intimidade continuada com Deus e do homem que vivendo aqui, como todos, neste mundo, presencia a plenitude da "nova era", do misticismo, da luxúria, da pedofilia, da corrupção desenfreada, da solidão, do desamor, da vaidade exacerbada e do egoísmo..! Enfim, tenho idéias, quero compartilhá-las com vocês. Até nosso próximo encontro.!
(NOTA COMPLEMENTAR: Desde a primeira semana de junho/2010 alterei a denominação deste blog que passa a se chamar REFLEXÕES SOB MÚLTIPLOS OLHARES que creio ser mais apropriado para contemplar os olhares do economista versus os olhares do pastor. O que importa é que esses olhares (ou jeito de ser e viver) caminhem de forma inseparável e indissolúvel, uma vez que fé e razão precisam dialogar e caminhar juntas).

Um comentário:

Unknown disse...

Estou passando por aqui para dizer que estou curioso com o próximo encontro. Muito bom mesmo!!! Até mais!!! Um abraço!